terça-feira, 13 de outubro de 2015

Há preconceito em toda parte!

Vim aqui falar de algo que me impressionou muito nos últimos dias.
Eu já sabia que nossa sociedade é extremamente preconceituosa.  Há preconceito por todo lado, seja por cor,raça,opção sexual,enfim...tudo aquilo que parece diferente aos olhos de quem se fecha em um mundo robotizado e programado na mesmice.
Não fiquei impressionada com esse tipo de preconceito que conhecemos e estamos acostumados(isso não significa que eu o aceito), mas me dei conta de que o preconceito está em toda parte, basta alguém fora dos padrões sociais caminhar nas ruas.
Nos meses pós fim de quimioterapias eu resolvi usar mais os lenços, e cheguei até a passear com a careca exposta. Por muitas vezes, muitas vezes mesmo,pessoas me encaravam de um jeito que eu nunca vi.  Em alguns dias, dei até risada,mas em outros,me magoei. Notei o quanto nossa sociedade é ignorante perante as diferenças.
Vou dar um exemplo, que pode parecer um pouco besta,mas é muito real!
Não é novidade pra ninguém que existem gays,  não é? Pois bem. Mas quando um casal gay caminha junto, a maioria das pessoas ao redor os encara,como se nunca tivessem ouvido falar naquilo. O mesmo acontece com quem tem ou teve câncer:
Todos têm a informação de que há pessoas no mundo que tem câncer que precisam se submeter a quimioterapia e por isso ficam carecas. Mas quando alguém passa com um lenço ou simplesmente sem cabelo, os olhos das pessoas se arregalam pavorosamente.
 Não acho que tenha que ser proibido observar,  mas tenho certeza de que você, que já passou por isso, sabe quando o olhar não é natural. Digo isso porque meninas, com os seus belos cabelos longos, sedosos e escovados já riram do meu lenço, na minha frente . Eu preferi acreditar que o pensamento delas foi que aquele lenço era uma escolha de estilo pra mim, e não uma necessidade.  Porém, mesmo se foi esse o motivo dos risos, continuo triste, por notar o quanto falta informação pras pessoas.
Ao passar por isso, senti na pele o que passa um negro ou um gay dentro da nossa sociedade. Preconceito é falta de respeito e de conhecimento.  Falta informação!
E só pra finalizar, venho aqui deixar uma frase espetacular que está rolando no mês cor de rosa: CABELO NÃO É DOCUMENTO!
Vamos nos libertar,e quem quiser ser careca por opção ou necessidade, que assim seja!


7 comentários:

  1. É isso mesmo Carol estamos juntas....bjos tia Vânia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Carol. É bem isso, no dia da festa junina, eu, a Cristina e a Anna sentimos isso na pele também. Ficamos a festa toda de lenço e por onde passávamos todos olhavam como se fossemos seres extraterrestres. E eu te entendo perfeitamente porque aqueles olhares estavam me incomodando, isso porque passei por isso apenas uma vez. E eu só não me incomodei mais porque estava me sentindo realmente bonita com o lenço*--* Mas concordo com você, as pessoas precisam aprender urgentemente a lidar com o que elas julgam diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos ficaram olhando mesmo! E estávamos decididas a ficar com o lenço e continuar a homenagem, quer as pessoas olhem ou não. Estávamos nos sentindo lindas, afinal! Mas que incomoda as pessoas, incomoda... E porque? Porque é bonito? Prático? Não, é pq é simplismente diferente. E acho q as vezes as pessoas nem percebem que olham, sabe? Como se fosse um olhar normal, oq percebemos que nao é. Aquele dia foi muito legal por isso. Também sentimos na pele, mesmo que talvez em menor intensidade, e concordo plenamente com vc. Falta informação, respeito... Não há necessidade nenhuma de julgar.

      Excluir
    2. Todos ficaram olhando mesmo! E estávamos decididas a ficar com o lenço e continuar a homenagem, quer as pessoas olhem ou não. Estávamos nos sentindo lindas, afinal! Mas que incomoda as pessoas, incomoda... E porque? Porque é bonito? Prático? Não, é pq é simplismente diferente. E acho q as vezes as pessoas nem percebem que olham, sabe? Como se fosse um olhar normal, oq percebemos que nao é. Aquele dia foi muito legal por isso. Também sentimos na pele, mesmo que talvez em menor intensidade, e concordo plenamente com vc. Falta informação, respeito... Não há necessidade nenhuma de julgar.

      Excluir
  3. Muito difícil!! Há pessoas que não imaginam como nos magoamos, não se importam com os nossos sentimentos. Lindo seu depoimento!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sofro até agora pois meu cabelo ta um pouco curto, ATÉ A 6 MESES ATRAS TAVA SEM CABELO NEM UM e tem pessoas que fica me olhando como se eu fosse um ETE

    ResponderExcluir