terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ansiedade


Umas das coisas que mais me chateavam e me perturbavam durante o tratamento quimioterápico era a danada da ansiedade !
Ficamos ansiosos por vários motivos,dentre eles, o fato de que não podemos sair de casa,passear e distrair a mente . E assim ,não temos nada a fazer além de ficar pensando : "Quantos dias faltam para as químios acabarem ?" ,"Como será que vão ser as rádios?", "Quanto tempo falta para o tratamento todo acabar ?" ou " Quando ou como será que meu cabelo vai crescer?" ...
Eu comecei o tratamento e já me sentia curada, acredito que isso é essencial pra que o corpo responda bem aos medicamentos. No início eu estava super empolgada e forte para encarar tudo, eu falava que faria de tudo pela minha saúde, já estava me acostumando com a ideia de perder o cabelo e que faria qualquer dieta, tudo o que fosse preciso.
O problema é que quando eu dizia essas coisas, não fazia ideia de como seria realmente cada dia ,cada quimioterapia, cada cansaço , e cada tempo em casa deitada no sofá enquanto os outros continuavam vivendo suas rotinas corridas. A questão é essa ! O mundo não pára quando nós temos um problema, e devemos entender isso.
Com o tempo,eu já não aguentava mais ficar em casa, me isolar das pessoas gripadas , deixar de receber um abraço ,um beijo,um carinho de perto...o que acontecia justamente nos dias em que eu mais precisava de alguém bem perto de mim. Eu queria sair, me divertir , comer besteiras,estava cansada daquela dieta rigorosa...cansada de me ver no espelho sem cor e sem cabelo.
Então eu me encontrei extremamente irritada. Percebi isso quando tentava dormir e a insônia não deixava ,pois eu estava preocupada com o tratamento e de saco cheio dessa doença ! Às vezes me achava muito egoísta e mal agradecida por me sentir e pensar assim. Porém , depois eu percebi , que sou humana e tenho total direito de ser rebelde de vez em quando e que não temos a obrigação de sermos fortes o tempo todo .
Tudo começou a melhorar quando eu entendi que essa fase ,graças a Deus , seria passageira e que a dor precisava ser sentida . Comecei a pensar que aquele tempo vago que eu tinha, estava sendo muito necessário , pois era um tempo pra cuidar de mim, não só da minha saúde , mas do meu espírito e da minha mente.

*Aos guerreiros de plantão que se encontram nessa situação, aqui vão algumas dicas :
Durante as químios ,ficamos bem cansados, então não tem como ter tanto pique pras coisas.Mas nos afastar dos estudos e do trabalho,não significa que não faremos nada. Resolvi então, fazer aulas de artesanato, o que foi uma enorme terapia. Voltei as aulas de música , e nossa!!! Como me ajudou ! Li alguns livros e assisti algumas séries . Tudo para distrair a mente !
 Então,você aí que está ansioso, procure fazer o que gosta, escute alguma música,assista algum programa,escreva,converse... e o mais importante: não fique pesquisando sobre a sua doença na internet , tire a cabeça disso tudo , escute somente o seu médico e se houver alguma dúvida,pergunte a ele... Afinal, a ansiedade não vai fazer o relógio correr e não consertará algum problema...O nome disso é TEMPO !
Eu tenho me sentido bem melhor sem a ansiedade, é claro que ela aparece às vezes, mas eu a mando embora rapidinho.
Então é isso pessoal, vamos mandar a ansiedade pra longe. E não se esqueçam : Deus está cuidando da gente ! <3

RECADO RÁPIDO ! 
Segunda feira eu começo as radioterapias ! Serão 17 sessões !

Beijos !!!



3 comentários:

  1. Ah gatona, essa danadinha é mesmo complicada. Se já é ruim pra gente, que não tem todo esse turbilhão de coisas na mente, imagina pra você. Mas a sua dica não vale apenas pros guerreiros de plantão, vale pra toda humanidade.
    Grande beijo. Boa sorte nas 17 sessões.

    ResponderExcluir