domingo, 27 de setembro de 2015

Meu catéter : PICC

 Coloquei o catéter no dia 29 de abril e há duas semanas eu o retirei ! Utilizava o PICC . Muita gente usa o Port A cath ou não utiliza nenhum .
O PICC é um catéter de inserção periférica intravenosa e serve normalmente para quimioterapias, antibióticos, etc ...mas eu usei para tomar as químios. Esse catéter me deu alguns trabalhinhos ,mas dou glória a ele, pois foi muito útil ! Sem o PICC eu sofreria demais...ter que encontrar as minhas veias toda vez que eu fosse fazer quimioterapia seria uma tortura .
Quando o coloquei , não doeu e nem senti nada, deram anestesia local e foi no quarto mesmo. Diferente do Port , para colocar o PICC não é necessário entrar em processo cirúrgico.
Quando se usa o PICC ,é necessário ter cuidados , como : Trocar o curativo toda semana ou de 15 em 15 dias ,não molhar a inserção e nem o curativo dele , não deitar em cima e nem pegar peso com o braço onde ele se encontra. A tortura era tomar banho com o meu braço esquerdo levantado e coberto com um plástico , mas graças a Deus eu tirei o cateter e voltei a tomar meus banhos usando os dois braços ,Rs ...Não me incomodava em nada no dia a dia , logo me acostumei e nem me lembrava que estava com ele. Eu nem me importava mais em sair de blusa sem manga com aquele curativo enorme no braço.

Gravei um vídeo, no último dia que troquei meu curativo ,para mostrar como é . A troca do curativo deve ser feita com um enfermeiro que tem curso de PICC .
Tenho uma amiga enfermeira que mora perto da minha casa e trabalha no mesmo hospital que eu faço o tratamento . Para eu não precisar ir ao hospital toda semana só para troca do curativo , minha médica autorizou que essa amiga enfermeira trocasse o curativo na minha casa. Lembrando que mesmo sendo fora do hospital , a enfermeira trabalhava com os devidos cuidados e higiene ,usando máscara, luvas e lavando as mãos.
https://www.youtube.com/watch?v=oFefT8ecPs0&feature=youtu.be

Beijos da Carol e até a próxima ! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário